Desvantagens para Império de Jade

Lá nos meados do final dos anos 90 conhecemos um dos sistemas de RPG que foi o braço direito do cenário Tormenta. 3d&t é um sistema tão modular que pode ser usado em vários cenários diferentes com as mesmas regras básicas, e uma delas que mais chamou a atenção foram as desvantagens.

Em algum momento saiu na Dragon Slayer com uma lista de desvantagens mais aprofundadas, mas nada muito focado em regra já que era mais como uma forma de apresentação do que poderia ser usado em mesa. Nos pergaminhos ancestrais do site da Jambô tem algumas desvantagens para TRPG e na edição 156 da revista Dragão Brasil saiu uma ótima lista de desvantagens, mas essas direcionadas para T20.

A gente da Dragão de Jade já tinha algo em mente sobre isso, só estávamos esperando um momento certo para criar e migrar algumas dessas regras para Império de Jade.

No mês de Setembro recebemos uma mensagem na DM do Instagram e esse foi o aviso de Lin-Wu que era o momento apropriado de desenvolver essas regras. Portanto segue abaixo algumas delas, esperamos que gostem e utilizem em suas mesas.

PS: Muitas das descrições tentamos manter idênticas as apresentadas no Manual 3d&t alpha para não gerar confusões.


Desvantagens para Império de Jade

Assim como as regras de desvantagens de T20 e de 3d&t (ou até mesmo de TRPG), ao adquirir uma desvantagem você tem direito a 1 talento adicional ou mais de um quando a desvantagem informa (para mais informações, página 110 de Império de Jade).
Cada personagem pode ter no máximo 2 desvantagens.

Doramu

Pré-Requisito: Mashin
Penalidade: Fadigado por 3 horas, antes ou depois de descansar. (descrição no texto)

Apesar ser um construto e sua essência ser advinda de pequenos elementais, alguns mashins podem não obter 100% do seu poder. Isso faz com que seres com essa desvantagem tenha pouco desempenho em relação aos demais.

Lágrima de Tanadora

Pré-Requisito: Qualquer raça ou classe
Penalidade: -4 em conhecimento.

Você é um completo ignorante sobre um determinado item ou cultura. Pode saber sobre Jutsus ou materiais usados no item, mas não faz a mínima ideia do que ele representa. Você não sabe nada sobre nenhuma cultura ou idioma que não seja o seu.

Lágrimas de Mizuha

Pré-Requisito: Qualquer raça ou classe
Penalidade: 20% de chance de anulação de qualquer Jutsu lançado a menos de 6m do personagem.

Algo estranho acontece quando alguém lança um Jutsu próximo a você. Se um Jutsu for lançado a menos de 6m do personagem ele tem 20% de chance de ser dissipado automaticamente sem nenhum teste, igual ao Jutsu Anulação. Para não receber essa penalidade o personagem precisa ficar inerte por 2 rodadas em total concentração, qualquer movimento fazer com que a concentração se perca. Personagens com 10% ou menos de seu PV não precisa ficar em total concentração.

Himitsu

Pré-Requisito: Qualquer raça ou classe
Penalidade: Leia a seguir.

Você tem um segredo que o persegue para todos os locais que vá. O sentai e todos em sua família são caçados sempre que possível.

Mazushī

Pré-Requisito: Qualquer raça ou classe
Penalidade: -35% de tesouro inicial

Você nasceu em uma família com a castra Shimin, logo não teve muita herança ou dinheiro para seguir antes de formar o sentai.

Shōkai-sha

Pré-Requisito: Qualquer raça ou classe
Penalidade: -3 em Honra inicial.

Em quase todos os vilarejos em você passa, tem um cartaz de “Procurado” com o seu nome.

Norowareta

Pré-Requisito: Qualquer raça ou classe.
Penalidade: Leia a seguir.

Você ou a sua família recebeu alguma maldição perturbadora e dessa forma carrega ela por toda a vida. Toda e qualquer maldição deve ser criado pelo jogador e aprovada pelo mestre:

  • Suave (1 talento adicional): Essa maldição traz mais problemas do que penalidades, como soltar um “pum” sempre que escuta a palavra “bom dia”.

  • Grave (2 talentos adicionais): Essa já é uma maldição mais pesada. Afetando sempre alguma ação importante do personagem, como por exemplo ele se transformar em um kanatur akumushi a cada 5 dias.

Meiyo kison

Pré-Requisito: Qualquer raça ou classe.
Penalidade: -2 em Honra inicial.

Em todo local que você vai, leva uma história ruim ao seu lado. O personagem tem uma Má fama que sempre está contigo, seja por causa da sua raça ou por algum combate mal sucedido contra um vilão.

Shinri-teki shōgai

Pré-Requisito: Qualquer raça ou classe.
Penalidade: Leia a seguir.

Você tem alguma desordem psicológica que afeta o personagem em certos momentos muito específicos. Essas situações devem ser discutidas entre o mestre e o jogador antes de serem adicionadas a ficha. Para respeitar a condição psicológica tanto do mestre, quanto do jogador.

  • Cleptomaníaco (violação moderada de honra1): Se algum item lhe chama a atenção, você quer levar ele para casa. O Mestre pode exigir um teste de Vontade CD 20 para evitar que o item seja “roubado”.
  • Dupla Personalidade (violação moderada de honra1): Alguma palavra ou uma ação é um gatilho para a ativação da sua segunda personalidade.
  • Déficit de Atenção (-2 em Percepção, Sobrevivência e Identificar Magia): O seu foco em alguma leitura ou algo que precise da sua atenção é facilmente quebrada.
  • Fobia (Abalado2): Você tem um medo incompreensível de alguma criatura, raça ou animal. Sempre que algum desses seres estiverem a menos de 9m do personagem, ele entra na condição Abalado.
  • Histérico (Apavorado2): Assim como Fobia, Histérico demonstra um medo incompreensível sobre algo. Se o personagem ficar próximo a 9m do ser, ao invés de ficar Abalado ele sairá gritando e fica Apavorado. Para evitar, será necessário um teste de Vontade CD 15, mesmo bem sucedido não irá agir por 2 rodadas.

Hentai* (Não recebe talento adicional)

Pré-Requisito: Qualquer raça ou classe.
Penalidade: Leia a seguir.

Você aprendeu os seus Jutsus com alguém muito safadinho (ou você é mesmo muito safadinho). Toda vez que você lança um Jutsu ou tem algum ataque bem sucedido contra algum inimigo, você faz um teste Vontade oposto com o do inimigo. Quem tirar o valor menor, terá a sua roupa transformada em uma vestimenta transparente ou ela será removida, as duas formas por apenas por um instante (tempo que ocorreu o ataque). Quem sofrer a penalidade ficará Desprevenido2 na próxima rodada.


1Confira Honra, nas páginas 78 a 84 de Império de Jade.
2Confira Condições, nas páginas 251 e 252 de Império de Jade
*Inspirado na desvantagem mais safadinha existente no Manual 3d&t Alpha.

Ideia:
Douglas “PicaPau” Dias

Texto:
Douglas “PicaPau” Dias
Game Design:
Douglas “PicaPau” Dias
Leandro “Shiryu” Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.