Berforam

Berforam até hoje é um dos NPC de Tormenta mais lembrado pelos fãs antigos. Por mais que o seu conteúdo seja pouco explorado pela editora, tanto o próprio Berforam quanto a raça, a classe e sua comunidade de elfos trazem ótimas experiências tanto em mesa, quanto em assuntos diversos.

Todo o conteúdo relacionado aos elfos negros foi criado por Antônio Augusto “Shaftiel”, não queremos de forma alguma atrapalhar o que ele criou. Mas queremos muito dar continuidade no que ele trouxe para o mundo de Tormenta.

Resolvemos criar a ficha do Berforam para T20, mas para isso precisávamos ir mais a fundo… Portanto resolvemos dar uma repaginada na raça dos elfos negros e criar a classe Garra de Tenebra para T20.

Vamos mostrar esse conteúdo futuramente, mas por hora apenas a ficha e alguns pontos que achamos importante trazer para todos.

Curiosidades:
A sua primeira aparição foi na Revista Tormenta 2 com regras e lore dos elfo negros, na sequência foi lançado na Revista Tormenta 5 o seu conto Amargura e Ressentimento, ambos conteúdos escritos por Antônio Augusto “Shaftiel”, autor do conto Arautos da Guerra encontrado no Crônicas da Tormenta Volume 1 e inúmeros livros de RPG como Jyhad e Abismo, ambos lançados pela editora Daemon e muitos livros de literatura.

Para quem quiser entender mais sobre o autor, temos mais alguns contos dele ambientados em Tormenta.

A sequência do Conto publicado na Revista Tormenta 5
https://www.recantodasletras.com.br/contosdefantasia/325434
https://www.recantodasletras.com.br/contosdefantasia/325437
https://recantodasletras.com.br/contosdefantasia/325438

Outros contos relacionados

Conto: Sobre o olhar da Deusa
https://www.recantodasletras.com.br/contosdefantasia/325879
https://www.recantodasletras.com.br/contosdefantasia/325884
https://www.recantodasletras.com.br/contosdefantasia/325886

Conto: Encontro Amargo
https://recantodasletras.com.br/contosdefantasia/340584

Conto: A Fé trespassada
https://www.recantodasletras.com.br/contosdefantasia/325879
https://recantodasletras.com.br/contosdefantasia/504960
https://recantodasletras.com.br/contosdefantasia/504966
https://recantodasletras.com.br/contosdefantasia/505293

Conto: Dogma
https://recantodasletras.com.br/contosdefantasia/1371303
https://recantodasletras.com.br/contosdefantasia/1371309
https://recantodasletras.com.br/contosdefantasia/1371320

A sua primeira ficha foi feita para AD&D, 3d&t e Gurps. No antigo site da Jambô, a sua ficha foi refeita para Tormenta D20.

Essa ficha foi criada baseada nas regras do playtest de T20

Personagem:  Berforam
Raça: Karanlik*
Classe e Nível: Caçador 6 / Garra de Tenebra 10
Tamanho: Médio
Deslocamento: 9m
Origem: Soldado (Guerra – Estilo de uma Arma)

For 18 (+4) Des 16 (+3) Con 14 (+2) Int 12 (+1) Sab 12 (+1) Car 16 (+3)

Defesa 22 (10 + 8 Manto Negro + 2 Des + 2 Esquiva)

PV 118
PM 57

Ataques:
Corpo a Corpo:
Diamante das Trevas +26 (1d8+8, +1d8 de trevas 15 x3) – 24 Defesa
Aji +20 (1d6+6, 19-20 x2) ou Aji +18 / +18 (1d6+6, 19-20 x2)

Perícias:
Cavalgar 17, Fortitude 16, Furtividade 17, Guerra 15, Iniciativa 19, Luta 18, Percepção 17, Religião 15, Reflexos 19, Sobrevivência 17.

Habilidades de Raça*:
+2 em Int e Sab, +2 Des e -2 em Con.

  • Herança feérica: Você recebe +1 ponto de mana por nível.
  • Sentidos élficos: Passa para visão no escuro e +2 em Misticismo e Percepção.
  • Filho da Sombra: recupera 2 PV e 2 PM a mais se estiver descansando em algum local de total escuridão.
  • Sensibilidade a Luz: recebe 1 ponto de dano a mais por dado de dano. uma magia que cause 1d6 de dano, o Karanlik recebe 1d6+1 pontos de dano.

Habilidades de Classe*:
Abençoado (Tenebra)*, Armadilha: Espinhos, Arma Sombria*, Assassino Sombrio*, Benção das Sombras*, Caminho do Explorador, Código do Escuridão*,  Escaramuça, Espreitar, Explorador (Florestas), Fulgor Divino, Golpe Divino (3d8), Julgamento Divino (Vindicação), Lua Nova*, Marca da Presa (1d8), Rastreador, Vingança* (1d8 – Elfos e Goblins).

Poderes:
Ataque Preciso, Esquiva, Estilo de uma Arma, Estilo de Duas Armas, Foco em Arma (espada Longa), Saque rápido, Proficiência (Aji).

Poderes Concedidos:
Carícia Sombria, Manto da Penumbra, Visão nas Trevas.

Equipamento:
Manto Negro (Item concedido por Tenebra, é uma meia armadura delicada e sombria que permite aplicar a Des na defesa, além disso pode lançar invisibilidade pelo custo normal), Diamante das Trevas (Espada Longa Precisa Magnífica Tumular). 2x Aji Pungente Excruciante.

*As informações sobre regras dessa nova raça, você encontra aqui.

Ideia:
Leandro “Shiryu” Moreira
Douglas “PicaPau” Dias

Texto:
Douglas “PicaPau” Dias
Game Design:
Leandro “Shiryu” Moreira

2 thoughts on “Berforam

  1. Pingback: Garras de Tenebra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.