Resenha – Livro-Jogo O Labirinto de Tapista

Esse é um dos livros-jogo lançado pela Jambô Editora para a linha Tormenta. Apesar de ser o terceiro livro dessa linha de jogo, decidimos começar por ele pela facilidade de ambientação do jogo.

Não que os outros dois livros anteriores sejam complicados, mas pela facilidade de localização dos acontecimentos do livro, ele fica um tanto mais simples e fácil de ser jogado. Em suma, ele não requer um vasto conhecimento do cenário. Pois de certa forma as próprias regras de livro-jogo são bem moldadas para que a diversão fique bem imersa.

Até o momento dessa publicação, existem 3 livros-jogo lançados e estão em versão física e digital para a venda. Nas duas opções recomendamos imprimir a ficha que acompanha a obra, mas não é necessário usar de forma obrigatória.


As regras

Os três livros seguem o mesmo padrão de regras unida a quatro itens, dois dados d6 acompanhados de borracha e lápis. Na versão digital é possível jogar com a ficha em formato pdf sem a conveniência de imprimir a ficha.

Assim como em todos as regras que seguem o padrão D&D, você pode escolher raça e classe.

A raça a sua escolha irá te conceder o valor de Força, Habilidade, Pontos de Vida e Pontos de Magia.

Força é o valor necessário para o de combate. A disputa será entre e seu valor de Força somado ao valor de dois d6 contra a Força e o valor de dois d6 do seu inimigo. O valor maior dentre esses resultados subtrai da quantidade de PVs que quem tirou o valor menor, ou seja, a diferença do valor menor para o maior é reduzida do PV de quem obteve o resultado menor.

Já a Habilidade faz o papel das perícias ou testes necessários do jogo, como as resistências. O valor a ser tirado deve ser igual ou menor do valor exigido.

As classes concedem bônus em algum dos modificadores (Força, Habilidade, PV ou PM) e alguma vantagem como magias ou alguma Habilidade específica.


A História

Uma das coisas mais saborosas desse livro é que o jogador está imerso no jogo, pois ela te atribui a “sua história”. Esse exemplar conta os acontecimentos do que você jogador/personagem fará no mundo.

A aventura se passa em Tapista, o reino dos minotauros. Thyatis, a divindade que representa a Profecia, concede a um de seus clérigos um presságio. Um dos escravos que vivem ali será abençoado com a emancipação, mas antes ele deve passar pelo labirinto que protege o reino. Conseguindo passar por todas as dificuldades existente no local, ele terá a sua tão sonhada liberdade.


O jogo

Logo na introdução da partida é apresentado os itens que o personagem pode ou não utilizar, e assim ela dá início ao jogo. Ele é direcionado a uma encruzilhada aonde encontra três estátuas, uma representando Tauron, uma representando Thyatis e uma representando Tanna-Toh. Elas vão direcionar para caminhos diferentes.

Dessa forma, a cada escolha feita pelo jogador ele é levado para uma nova descrição de uma situação que exige um teste de habilidade, um combate contra monstros ou seres que vivem no labirinto ou mais uma escolha.


Minha experiência no Jogo

A avaliação do jogo foi só para a versão física, não cheguei a jogar ele na versão digital e por isso eu não posso afirmar se a leitura e a utilização da ficha em formato pdf afeta o jogo em si. Mas eu creio que em certos pontos até ajuda, pois na escolha do caminho a ser seguido é só dar um clique que já é direcionado ao texto respectivo.

Pude jogar a aventura desse livro por volta de sete vezes e posso afirmar que a tensão de fazer alguma escolha errada se dá logo no início das primeiras linhas de leitura do livro-jogo. A escolha de raça, classe e itens afeta muito em toda a aventura e principalmente nos primeiros momentos do jogo.

Não creio que exista alguma obrigatoriedade de escolhas de raça/classe, mas eu recomendo a cada nova partida comece com alguma coisa diferente. Isso faz com que o jogo anterior seja completamente diferente.

Em pelo menos seis partidas, levei boa parte do dia para finalizar o jogo por total. Em quatro não consegui chegar até o final e morri.

Para não estragar a experiência de jogo, só darei uma dica…

SALVE O GOBLIN…

Douglas “Tigre de Hyninn” Dias

2 thoughts on “Resenha – Livro-Jogo O Labirinto de Tapista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.