Resenha – Livro-Jogo O Senhor das Sombras

O Senhor das Sombras é um livro-jogo ambientado no universo de Tormenta, sendo o segundo a ser lançado dessa categoria de obra. Escrito por Athos Beuren, com a capa ilustrada por Caio Monteiro e ilustrações internas de Estevan Silveira e Adriano Loyola, publicado pela Jambô Editora.

Até a publicação desta resenha, foram lançados três livros-jogos ambientados em Arton e sendo esse segundo um tanto quanto diferente dos outros dois livros.

O livro pode ser adquirido tanto em formato físico ou digital, não interferindo em nada o desempenho do jogo. Mas a versão digital agiliza a leitura, pois ao clicar no número escolhido ele direciona para o texto. Nas duas opções, recomendamos imprimir a ficha que acompanha a obra, mas não é necessário usar de forma obrigatória.


As regras

O livro (assim como os outros dois livros) usam as mesmas regras simplificadas para montar a sua ficha, você escolhe a raça e classe.

Ao escolher a raça e a classe, você receberá os valores de Força, Habilidade, Pontos de Vida e Pontos de Magia.

O atributo Força é destinado para momentos de combate e citações que exigem esforço físico. Role dois d6 e somando a sua Força, faça o mesmo com o do seu inimigo, o valor maior será o vencedor. A diferença de valores você subtrai dos PVs do perdedor.

Habilidade tem a função de perícias ou testes de resistência.

As classes concedem alguma vantagem como magias ou alguma Habilidade específica como ataque à distância.


A História

Em Ataque a Khalifor e O Labirinto de Tapista, (os outros dois livros-jogos ambientados em Tormenta, publicados pela Jambô Editora) são ambientados em apenas uma região. Já em O Senhor das Sombras isso não acontece.

A história desse livro-jogo se passa em dois grandes reinos que fazem parte do Reinado, as Montanhas Uivantes e Zakharov. Você é um aventureiro contratado pela cúpula do regente Walfengarr Roggandin, rei de Zakharov, para que investigue o desaparecimento de seu filho Eric Roggandin.

Além de entrar de cabeça nas Montanhas Uivantes e lidando com problemas de frio e monstros ligados à neve, você terá contato com personagens bem conhecidos daquela região. Isso também acontece quando o personagem vai para a região de Zakharov.

Lá o personagem é levado para a cidade de Tahafett, uma cidade amaldiçoada em que uma espada está encravada em um pedestal. Mas na verdade é a tal arma que espalha a maldição, aprisionando todos os habitantes e os transformando em mortos-vivos.


O jogo

Sua primeira ação é encontrar com Gazin Adagas em uma taverna e tirar informações dele. Diferente dos outros dois livros, esse você já tem escolhas difíceis para serem feitas logo no início da partida.


Minha experiência no Jogo

A avaliação que posso dar ao livro é exclusivamente sobre a versão física, mas creio eu que não exista uma diferença grande entre a versão digital e a física.

Ele é muito mais mortal do que os outros dois livros. Os desafios são bem mais difíceis, principalmente se jogar com classes não combatentes ou com uma quantidade de PVs baixos. Mas, ao mesmo tempo, o jogo exige em grande parte dos momentos a utilização de magia, e que de certa forma influencia suas escolhas.

Joguei por volta de cinco vezes com cinco personagens bem diferentes um do outro e com apenas um consegui finalizar o jogo. Os combates são árduos, não encontrei muitos enigmas por boa parte das partidas, mas o jogo exige muita atenção na leitura e perspicácia nas escolhas.

Douglas “Tigre de Hyninn” Dias

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