Resenha – Mangá Khalifor

Voltamos com mais uma resenha. Agora com um dos mangás lançados pelo site da Jambô em 2015 e posteriormente lançado impresso.

O quadrinho não se passa unicamente na fortaleza de Khalifor, residida no extremo Sul do reino de Tyrondir. Ele conta a história de Randar, sobrevivente de um ataque de Khovantir (monstro vegetal que é coberto de espinhos), agora é recrutado junto a Enver, Ghallen, Yuzziki e Khell para investigar possíveis informações nas terras da Aliança Negra.

Páginas Iniciais coloridas

Infelizmente esse quadrinho não teve tanta repercussão como os romances ou até mesmo os próprios livros de suplementos. Mas tem uma importância enorme dentro do cenário com uma breve explicação da Aliança Negra e a situação do reino de Tyrondir antes do livro A Flecha de Fogo.

A arte de Ricardo Mango se encaixa perfeitamente com a história escrita por JM Trevisan. Os diálogos rápidos e sequência de quadros dinâmicos fazem com que a leitura do quadrinho seja bem rápida e agradável. Os cenários apresentadas em cada página é um assunto a parte, chega a ser incrível tanta riqueza de detalhes são vistos em tão pouco espaço, fora o quanto isso é ótimo para implementar esse tipo de informação em mesas de RPG.

Arte de Ricardo Mango

Como o quadrinho segue bem a temática de mangás, o roteiro é exponencial. Isso quer dizer que ele começa lento com poucas momentos de ações (poucos e fortes por sinal), mas a cada página ele se torna mais rápido e agressivo. Por ter também um assunto mais voltado para guerra é bem visível que a arte de Ricardo Mango deixa um ar mais pesado a cada página.

Infelizmente ele deixa um sabor de algo mais no final, pois nas últimas páginas já é deixado um enorme gancho para a próxima edição. Lendo ele hoje consegue-se entender que o quadrinho era para explicar alguns porquês do que aconteceria antes de A Flecha de Fogo.

Referências

Apesar do mangá ter sido escrito por JM Trevisan, ele recebeu apoio do Leonel Caldela na consultoria criativa. Isso fez com que o mangá torna-se muito mais rico de informações sobre Khalifor, pois posteriormente Leonel Caldela escreveu A Flecha de Fogo com alusões do que foi dito no mangá Khalifor.

A personagem Enver é apresentada tanto na classe Caçador do novo manual Tormenta20, quanto na capa da revista Dragão Brasil 142.

Arte de Erica Awano

Douglas “PicaPau” Dias

4 thoughts on “Resenha – Mangá Khalifor

  1. Pingback: Ataque a Khalifor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.