Pontos de Sorte

Pontos de Ação era uma regra alternativa criada em Tormenta RPG para bonificar o jogador em ações heróicas ou até mesmo pela boa interpretação do personagem ou reações inesperadas. Essa forma de bonificação sempre foi algo bem visto para auxiliar o jogador.

Em T20, oficialmente essa regra foi descartada, pois grande parte dos Poderes ou Habilidades de Classe já auxiliam com os bônus que os Pontos de Ação concediam.

Mas nós da Dragão de Jade sentimos que a parte mais divertida da regra de Pontos de Ação foram descartadas, a Sorte que ele concedia. Logo, pensamos em criar uma regra opcional para fazer parte de função.

Em suma, a função dos Pontos de Sorte é para acrescentar ao jogador algum bônus não só pela sorte dos dados e sim pela sorte dele naquele dia.

O mais divertido dessa regra é que ela pode ser usada tanto em favor do jogador, como em favor do mestre dependendo do contexto onde pode ser aplicado tanto os testes quanto aos bônus concedidos pela habilidade.


Regras
No início de cada sessão (lembrando que os Pontos de Sorte são para medir o êxito de cada jogador naquele dia), cada jogador deve rolar 1d6. O número do dado é o Ponto de Sorte do jogador naquela sessão específica, isso quer dizer que se caso a aventura dure por mais de 1 sessão os dados devem ser rolados novamente ao início de cada sessão. Os Pontos de Sorte não se acumulam com qualquer outra regra como Pontos de Magia, Habilidades de Classe ou Poderes.

Como gastar esses pontos?
Com os pontos adquiridos pela rolagem do dado, eles podem ser usados de 3 formas:

Ventura: Sorte em mesa ou em alguma ação pequena, pode mudar toda o caminho da partida e esse é o motivo dessa habilidade. Em alguma ação que não envolva combate, o jogador pode gastar 2 Pontos de Sorte e fazer um pequeno pedido para o mestre, como um item para resolução de algo que envolva alguma coisa muito específica ou uma dica para algum enigma. Isso fica a cargo do mestre dizer o que pode ser ou não utilizado como “pequeno pedido*”.

Inesperado: Quando acontece uma rolagem mal sucedida em algum teste de perícia você pode gastar 2 Pontos de Sorte e role um teste de Sorte com o valor atual, caso bem sucedido pode rolar novamente qualquer teste feito (exceto Pontaria ou Luta).

Prêmio: Em alguma situação em que o personagem é mais apto, ele demonstra muito mais competência. Com o gasto de 2 Pontos de Sorte, uma vez por teste o jogador pode receber um bônus +5 em alguma perícia (exceto para perícia Pontaria ou Luta). Essa habilidade pode ser gasta mais de uma vez, mas não poderá usar o bônus na mesma perícia até a próxima sessão de jogo.

Nada impede do mestre e jogadores criarem outras formas de utilização dos Pontos de Sorte e usa mesa.

E como o mestre administra a Sorte dos jogadores?
Essa é a parte divertida dessa regra.

Assim como o jogador pode ganhar bônus em certas situações, o mestre também pode usar isso a seu favor, fazendo com que crie situações onde o jogador depende muito mais da Sorte do que apenas os pontos. O mestre pode transformar a habilidade em testes e dessa forma apresentar aos jogadores uma nova forma de resolver problemas ou casos onde não só a palavra dele pode ser a final.

Qualquer evento que exija Sorte de seu jogador, pode ser aplicado o teste de Pontos de Sorte. Role o d6, um teste bem sucedido em Sorte é o valor abaixo ou igual aos Pontos de Sorte que o jogador tenha naquela sessão. Se caso ele reduziu os seus Pontos a zero, o valor do teste é considerado como 1, mesmo não tendo pontos para serem gastos.

Lembra daquele jogador chorão que reclama de poucos itens encontrados dentro de uma masmorra?

Peça um teste de Sorte ao invés de Percepção para ele encontrar itens.

O jogador tirou 1 em um teste de Luta?

Peça um teste de Sorte para a arma dele não voar para longe.

O jogador reprovou em um teste de Reflexos?

Peça um teste de Sorte para ele poder refazer o teste.

Por mais que pareça estranho em certas situações pedir testes para fazer testes, a essência dos Pontos de Sorte é medir o acaso de cada jogador naquele dia e isso acaba trazendo muitas risadas (ou até mesmo algumas lágrimas).





Pequeno pedido*: Apenas queremos lembrar que um pequeno pedido, não é uma magia. Logo não tem efeitos mágicos.

Ideia:
Douglas “PicaPau” Dias

Texto:
Douglas “PicaPau” Dias
Game Design:
Douglas “PicaPau” Dias

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