Resenha – HQ Dungeon Crawlers

Olá, nakamas.

Seguindo com as nossas resenhas do lore de Tormenta, agora falaremos sobre um mangá bem desconhecido por parte dos fãs. Dungeon Crawlers.

Por questões de direitos autorais de diferentes editoras, os personagens desse mangá ficaram parados dentro da ambientação do cenário.

Mas agora vamos tentar amarrar essas pontas e explicar sobre esse mangá.

O Mangá

Escrita por Marcelo Cassaro e ilustrada por Daniel HDR, o mangá foi publicado originalmente em quatro volumes pela Mythos Editora no ano de 2003. Ela é uma história à parte dentro do cenário, por ser ambientado em Tormenta e fazer parte das narrativas e personagens de Arton, Cassaro não poderia utilizar materiais de Holy Avenger, pois na época o mangá ainda era lançado pela editora Talismã (anteriormente Trama). Logo a ambientação do quadrinho é dentro de Arton, sendo que comenta sobre a Aliança Negra e goblinoides, mas não influencia diretamente.
Isso trouxe um pouco de problema já que eles não poderiam de fato dar a devida importância àqueles personagens, visto que faziam parte de outra editora e infelizmente os heróis da história acabaram não crescendo muito na ambientação do cenário.

Fora algumas escolhas em relação a Editora Mythos que em parte atrapalhou todo o projeto desse mangá. Holy Avenger na época tinha uma produção rápida com cerca de trinta a trinta e cinco páginas mensais, já Dungeon Crawlers não passava de vinte e cinco, e quase sempre atrasava muito o que fazia com que o público a deixasse de lado.

Em 2013 a Editora Jambô obteve os direitos de publicação e relançou Dungeon Crawlers compilado em apenas uma edição com extras e algumas páginas refeitas. Em Janeiro de 2022 foi lançado o jogo Reverie Knights Tactics, um jogo de RPG tático por turno onde os protagonistas são os mesmos do mangá.
O termo “Dungeon Crawler” significa “rastreador de masmorra” ela é uma grande referência a aventuras oldschool de masmorras.

A história

A história dá início com Aurora, uma clériga de Tanna-Toh, e Brigandine, uma guerreira, as duas estão fugindo de mortos-vivos em uma floresta já que estavam em busca de informações sobre o caminho secreto da famosa capital destruída dos elfos, Lenórienn. Durante essa fuga elas recebem a ajuda de Fren, um elfo bárbaro que vive na floresta por onde elas estavam passando.
Fren derrota os mortos-vivos com facilidade e com isso mostra o caminho de Lenórienn para Aurora e Bringandine.

Ele tá bunitão na prateleira.

Enredo

O real objetivo de Aurora é tentar a todo custo pegar informações sobre como Lenórienn caiu e relatos sobre a Aliança Negra.

Isso faz com que o grupo caia em situações adversas com outros goblinoides que fazem constantes rondas em torno da cidade. 

Spoiler

Ao conseguirem entrar na capital destruída, Fren se lembra dos motivos de odiar aquele local. Ele era apaixonado pela princesa Tanya, que foi sequestrada e entregue ao General Holgor. Ele sempre carregou o fardo de não tê-la protegido quando precisava.

O trio encontra uma antiga biblioteca dentro de Lenórienn com muitos livros e pergaminhos que Aurora identifica como raros, mas Fren não consegue se conter e tenta um ataque suicida contra os goblinoides. Aurora tem apenas um pergaminho de teletransporte e deve fazer uma escolha difícil, ajudar Fren ou levar as informações com ela.
Fren consegue chegar até a sala onde o general está e vê Tanya. Nesse momento Aurora e Brigandine chegam e salvam Fren, teletransportando todos para a cidade de Valkaria. Fren quer montar um outro grupo e tentar voltar para Lenórienn para salvar Tanya.

Douglas “PicaPau” Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *