Boardgame Tormenta

Nossos ninjas encontraram o Pedro Martins, que está trabalhando junto a Jambô no desenvolvimento do Boardgame de Tormenta e conseguiram usar suas técnicas desonradas para obter algumas informações sobre o jogo, confira!



Sobre o Boardgame:

O projeto vem sendo desenvolvido em conjunto a quase 3 anos (!).

Está passando por um playtest rigoroso e já sofreu diversas alterações.

Será de agrado não só pra quem já conhece tormenta mas para fãs de boardgame em geral.

A meta é de fato alcançar os 2 públicos.

Presença marcante de toda a lore de tormenta.

Participação ativa da equipe da Jambô no desenvolvimento.

Hibrido ,Jogo bebe de uma pegada estratégica de “Ameritrash” e mecânincas por lado “Euro”.

Deck Building.

Como influências ele citou : Kemet, Blood Rage, novo jogo do senhor dos anéis, etc.

Evolução e jornadas de heróis conhecidos acompanhando sua evolução:

Como heróis ele cita : MESTRE ARSENAL e SHIVARA

Tormenta é um universos muito rico, é difícil fazer juz a tudo mas o jogo manterá a essência do universo ” Um mundo de problemas”.

a Tormenta estará presente e com pontos importantes definindo condições de vitória e etc.

Aventuras clássicas estarão presentes :Roubo ao covil do arsenal, libertação de Valkaria …

Remeter toda a experiencia dos 20 anos de tormenta.

Certamente será uma importante porta de entrada para o cenário.

Foi muito bem recebido na Alemanha, quem sabe dando certo não vira a porta de entrada pra tormenta no cenário internacional?

Quem tem acompanhado a guilda do macaco vai se interessar muito pelo jogo e toda essa nova dinâmica.

referencias a Holy Avenger…trilogia etc


E o Ninja jogou…



Um de nossos Shinobis conseguiu se disfarçar de jogador e pode trazer em primeira mão o que achou do gameplay do boardgame de Tormenta!

Confira:

Boardgame de Tormenta

O jogo apresenta o tabuleiro com o mapa do reinado desde a fronteira com Lamnor até o Deserto da Perdição.

Ele é bem atual pois mostra as fendas que surgiram e modificaram bem a geografia do Reinado. A movimentação no tabuleiro lembra muitos jogos de estratégia de guerra. No jogo cada participante controla um uma capital importante do Reinado e de outras regiões (como da Aliança Negra e Tapista).

Cada capital tem seu exército e seu herói, como Deheon tem Shivara, Yuden tem Mestre Arsenal e a Aliança Negra de Thwor Ironfist.

O objetivo é se movimentar pelo mapa, conquistar outros territórios, realizar quest com seu herói (que nada mais são do que aventuras e acontecimentos históricos do cenário) e, claro enfrentar a Tormenta. Sim a tempestade rubra é um elemento importante no cenário e está presente no jogo. Cada rodada de jogo a tormenta se espalha mais e mais.

Cada herói tem um baralho de cartas que são usadas para realizar ações, no seu turno você pode jogar uma carta e fazer a ação descrita que pode ser invocar mais tropas do seu exército, movimentar suas tropas ou movimentar seu herói. Outras ações que podem ser feitas são combater (seja um exército, outra capital ou a Tormenta), realizar uma quest (apenas uma por rodada).

Cada exército tem tropa de ataque que influencia do Dano, tropa de defesa que influencia no Defesa do exército e os magos que permitem jogar cartas para aumentar os atributos durante o combate.

O atributo mais importante no entanto é a Moral, o exército que tiver mais Moral já venceu, só restando saber quanto de dano ele causou ao exército adversário e quanto recebeu. É importante para um herói realizar as quest pois elas aumentam suas habilidades, e isso é muito importante para aumentar o poderio do exército.

Cada herói tem uma habilidade única referente a alguma característica dele, Shivara tem bônus ao enfrentar a Tormenta, Mestre Arsenal pode se teleportar para qualquer local do mapa, quando se movimenta.

O jogo se divide em rodadas e a cada rodada você realiza suas ações conquistando pontos de vitória que são importantes para vencer o jogo. Explorar os reinos que com seu herói, realizar quest, conquistar outras capitais e enfrentar a tormenta garantem pontos de vitória. Outra coisa do jogo são as cartas que representam os deuses, elas concedem bônus excelentes quando utilizadas, mas no playtest ainda não tinha todos os deuses.

Agora o diferencial do jogo era a Tormenta. Cada rodada a Tempestade Rubro se espalha cada vez mais pelo mapa. E algumas cartas que utilizadas em jogo aumentam o poder da tormenta, tornando extremamente difícil combatê-la sem uma boa estratégia. O jogo utiliza pouco recurso de sorte e aleatoriedade, tornando ele mais estratégico, me senti um pouco travado algumas vezes por falta de recursos, só não sei dizer se era por erro de estratégia e um travamento da mecânica do jogo. Meu playtest foi no Diversão Offline de SP em 2019, acredito que com os feedback os jogo ainda passará por mudanças e acredito numa melhora dele.

Pontos Positivos:
Muitas coisas do lore de Tormenta, a utilização de personagens e elementos icônicos do cenário.
A ideia de como a Tormenta é utilizada, torna ela mais presente e importante.
Gerenciamento de recursos e criação de estratégia para vencer, o jogo dá boas possibilidades de vencer dependendo da sua estratégia.

Pontos Negativos:
O jogo necessita de Mais cartas de ação para os jogadores.

Queremos Ter mais personagens de Tormenta no jogo.

Uma revisão na forma de criação dos exércitos, foi um dos pontos que eu senti o travamento.

Colar mais cartas referentes aos deuses (mas isso já vai ser feito)


2 thoughts on “Boardgame Tormenta

  1. Eles comentaram para quando será o lançamento do jogo? Ao menos se sai esse ano ainda como a #Tormenta20?
    Grato pela atenção 😉

    E sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *